Dica do consultor: controle o acesso à internet com um Firewall

Você já ouviu falar sobre Firewall? Este é um dispositivo/sistema desenvolvido para proteger uma rede de computadores de ameaças, bloqueando o tráfego suspeito da internet. Existe no mercado tanto firewall em forma de software como hardware.

Os na forma de softwares são aplicações que podem ser instaladas no computador, baixados de um site ou carregadas a partir de um outro dispositivo com um CD, DVD. Um firewall em forma hardware é  um dispositivo externo que é conectado a um computador antes que ele se conecte à Internet, como por exemplo um roteador de banda larga.

Os firewalls trabalham utilizando regras de segurança que fazem com que pacotes de dados que estejam dentro das normas sejam aprovados e aqueles que não estejam sejam  reprovados. Dessa forma, eles são fundamentais para controlar o acesso à internet, seja em um domicílio ou em uma empresa, pois é preciso analisar todo o tráfego de rede, inspecionar os acessos, bloquear acessos a site maliciosos, controlar quem pode ou quem não pode acessar a sua rede e etc.

O custo-benefício do uso de Firewalls acaba sendo muito vantajoso levando em consideração os prejuízos que uma empresa pode ter em decorrência de violação ou roubo/perda de dados, perda de produtividade, etc.

Leave a Reply

Your email address will not be published.