Dica do Consultor: por que o backup é essencial?

Pode até parecer redundante para alguns falar sobre a importância do backup, mas acredite se quiser, muita gente ainda não entendeu que esse processo é fundamental para reduzir transtornos e inclusive evitar que pessoas e empresas tenham grandes perdas financeiras. E a verdade é que com tanto avanço da tecnologia inúmeros são os dispositivos que podem ser utilizados para manter a cópias de seus dados a salvo.

Servidores locais, HD externo, fitas magnéticas e serviços em nuvens são as opções mais utilizadas, cada uma com sua vantagens e desvantagens. O uso de servidores locais (repositório em disco interno) traz agilidade no processo de backup e restauração de dados, além de permitir armazenamento seguro com tempo de retenção alto dos dados (histórico – meses a anos).

O HD externo, por outro lado, é mais barato, mas pode ser extraviado ou danificado com mais facilidade, o que o torna uma opção não muito viável. Já as fitas magnéticas também são baratas mas são lentas e o acesso a dados é feito de forma sequencial, ou seja, quem deseja restaurar apenas parte de um backup não deve escolher essa ferramenta.

Por outro lado, o backup em nuvem, vem ganhando cada vez mais notoriedade no mercado pois além ser de baixo custo ele ainda apresenta escalabilidade e segurança. Por meio de conexões seguras e armazenamento criptografado, seus dados estão a salvo.

Mas lembre-se de que a empresa do ramo que entregar esses serviços precisa ser de confiança e ter credibilidade. Afinal, tão importante como fazer o backup é confiar em quem oferece soluções em TI para você ou sua empresa.  Uma combinação de disco e nuvem é mais recomendada, assim como vários cópias de backup. Regra de outro: Backup nunca é demais.

Leave a Reply

Your email address will not be published.