Gestão de TI

Conteúdo do programa de Gestão de TI
      Carga Horária: 16 horas


Relação de Módulos
  1. Gerenciamento (ITIL), Segurança (ISO 27.001 / 27.002) e Governança em TI (CobiT
  2. Gerenciamento de Projetos
  3. Análise de Viabilidade de Projetos
  4. Aspectos Comportamentais da Gestão de TI: Competências Desejáveis
  5. Melhoria Contínua
  6. Análise de Cenários e Estudos de Caso

Objetivo
•  Conhecer as Tecnologias de Comunicação com Internet/Intranet;
•  Conhecer normas internacionais de gerenciamento (ITIL),
   Gestão de Segurança (ISO 27001) e Governança (CobiT) em TI;
•  Entender Os Aspectos de Segurança na Comunicação
   com a Internet/Intranet;
•  Impacto das tecnologias no desempenho da rede corporativa;
•  Definir uma Política de Segurança Corporativa.
•  Criar uma cultura de segurança na empresa.
•  Identificar tendências no mercado.
•  Conseguir valorização dos profissionais de TI na empresa
   e aprovação de projetos junto à diretoria.
•  Gerenciamento de Projetos em TI.
•  Erros comuns dos Gerentes.
Pré-Requisitos
Trabalhar na área de TI.

Instrutor
Flávio Marques de Oliveira, Diretor da TerraVista Consultoria

Mini-curriculum
Graduado em Engenharia Elétrica pela UFG, MBA em Gestão Empresarial pela FGV, Engenheiro de Sistemas de Comunicação, 20 anos de experiência no mercado de TI, Auditor-Líder ISO 27.001, consultor GRC (Governança, Riscos e Conformidade), ITIL Certified, CobiT Certified

Público-alvo
Curso voltado para executivos, gerentes, diretores, técnicos, administradores de rede.

O curso inclui
Apostila, Certificado eletrônico.

Ementa

•  Módulo 1 – Gerenciamento (ITIL), Segurança (ISO 27.001/27.002) e Governança em TI (CobiT)
ITIL: melhores práticas em Gerenciamento de TI e fluxo de processos
ITIL: ciclo de vida e dicas para melhores resultados financeiros
ITIL: Gerenciamento de Incidentes e Problemas
ITIL: Gerenciamento de Mudanças
ITIL: Melhores práticas em Service Desk

ISO 27.001: definições de segurança, objetivos e benefícios
ISO 27.001: Requisitos
ISO 27.001: Gap analysis e priorização de investimentos
Nível de segurança existente
Nível de segurança necessária
ISO 27.002: melhores práticas em Gestão de Segurança
ISO 27.001: Plano de Ações conforme ISO 27.002
ISO 27.001: Manual de Segurança, Plano Diretor de Segurança da Informação, Política de Segurança humana
ISO 27.001: visão geral sobre Análise e Plano de Tratamento de Riscos, Plano de Capacidade, Plano de Mudanças, Gestão de Vulnerabilidades, Plano de Continuidade de Negócios (PCN), Plano de Resposta a Incidentes
ISO 27.001: ações efetivas para empresas pequenas, médias e grandes
ISO 27.001: auditorias internas

CobiT: melhores práticas para governança em TI
CobiT: análise de maturidade de processos
CobiT: metas de TI e alinhamento com metas do negócio
CobiT: criando uma Cultura de Segurança

Integração entre ITIL, ISO 27.001 e CobiT
Principais Erros de Usuários, Gerentes, Diretores e Executivos
Ações Que Demonstram Comprometimento da Direção

•  Módulo 2 – Gerenciamento de Projetos
Conceitos Básicos
Ciclo de vida (fases)
EAP (estrutura analítica do projeto)
Gerenciamento de Escopo
Gerenciamento de Tempo
Gerenciamento de Custo
Matriz de Comunicações e Matriz de Responsabilidades
Gerenciamento de Risco
Resposta a Riscos
Roteiro para um Projeto
Por que os projetos falham
Fatores Críticos de Sucesso para um Projeto

•  Módulo 3 – Análise de Viabilidade de Projetos
Análise de custo total de propriedade (TCO) em Projetos
Análise crítica de viabilidade de projetos

•  Módulo 4 – Aspectos Comportamentais da Gestão de TI: Competências Desejáveis
O Que Se Espera de um Gestor de TI e O Que Se Espera da Equipe Técnica
O Que as Empresas não Querem: erros Frequentes de Profissionais de T.I.
Iniciativa, Liderança e Motivação
Relações Interpessoais e Marketing de Relacionamento
Política de Segurança
Código de Ética na Área de TI
Gestão de Colaboradores, Clientes e Fornecedores
Trabalhando com prazos e orçamentos em projetos
Trabalhando em Equipe e Administrando Conflitos
Gerenciando Riscos

•  Módulo 5 – Melhoria Contínua
PDCA e Melhoria em processos e procedimentos

•  Módulo 6 – Análise de Cenários e Estudos de Caso
Cenário 1: Análise de Redução de custos
Cenário 2: Diagnóstico Geral da rede e Plano de Continuidade do Negócio
Caso 1: Empresa que implanta uma solução de segurança do zero
Caso 2: Empresa que re-estrutura a sua rede, com ênfase em segurança e disponibilidade
Caso 3: incidentes, backup e Plano de Capacidade
Caso 4: incidentes, Gestão de Mudanças e Plano de Atualizações
Caso 5: “O diretor não aprova meus projetos !”
Caso 6: “Mas eu implantei a tecnologia mais moderna !“
Caso 7: excesso de iniciativa
Caso 8: análise de riscos simplificada e priorização de ações de investimento